sexta-feira, 10 de julho de 2009

Instalando o Pronto! Gerenciador de Projetos Ágeis

Depois que um amigo me falou do Pronto! para ajudar na infraestrutura do workflow do SCRUM, fui imediatamente baixá-lo, mas o projeto ainda se encontra num "estado" inicial, sendo disponibilizado para download um "modelo" para desenvolvedores, baseado num repositório git; as instruções para fazer um download a partir do Git, encontram-se aqui.

"Pronto! é um sistema para controle de tarefas baseado no método ágil Scrum. É um projeto de código livre que conta com a sua colaboração!"

Fiquei imediatamente interessado, pois "browseando" o git, descobri que ele usa o ZK, um framework RIA que estou também interessado em conhecer. Fui em frente:

  • para os pacientes, comece lendo aqui...

a) baixei o plugin do git pro Eclipse, apontei pra lá e baixei o projeto, já todo prontinho... antes tive que instalar o maven2 e também um plugin do Maven2 para Eclipse;

b) depois fiz toda a configuração do maven2 para ele criar um repositório local (M2_HOME); já havia mexido com o maven, então foi tranquilo.

c) gerei o pronto-xxx.war, joguei dentro do jboss 4.2.3.GA, usando jdk 1.6.0_u14, criei a base de dados usando um script fornecido pelo pacote, seguindo a sugestão do site do Pronto!;

  • os impacientes, começam lendo aqui...

d) coloquei o jdbc (baixe a "8.3-605 JDBC 3") do Postgres, que é o banco de dados recomendado e tenho boa familiaridade com ele, dentro do JBOSS_HOME/server/pronto/lib (veja que sempre trabalho com uma cópia do default - JBOSS_HOME/server/default - e mantenho ela sempre íntegra);

e) alterei o IP para o Postgress no DataSource, alterei o nome para pronto-ds.xml e copiei para JBOSS_HOME/server/pronto/deploy (pode ser qualquer nome, desde que tenha o sufixo *-ds.xml);

f) criei um pequeno bootstrap para o startup do JBoss, já que não costumo alterar os arquivos e nem a infraestrutura, chamado run-pronto.sh, que deve ser colocado em JBOSS_HOME/bin; verifique esse arquivo e veja se precisa alteração, como IP por ex.;

#!/bin/bash
# alguns snippets para o bootstrap do Pronto
JAVA_OPTS="-Xms512m -Xmx512m -XX:PermSize=128m -XX:MaxPermSize=128m -Xss128k"
# exportar a variavel JBOSS_HOME (por garantia)

export JBOSS_HOME=/opt/jboss-4.2.3.GA
# inicia o JBoss numa instancia e num IP especificos

#./run.sh -c pronto --host 192.168.0.185
# IP padrao localhost
./run.sh -c pronto --host localhost

g) baixar e renomear o arquivo web archive para pronto.war e copiar em JBOSS_HOME/server/pronto/deploy;

h) para testar, siga abaixo:
cd JBOSS_HOME/bin
./run-pronto.sh
pelo browser: http://localhost:8080/pronto
usuário: admin
senha: admin

  • para aqueles que tempo = ouro!

i) baixe um bundle pronto+jboss aqui; descompacte em qualquer lugar, verifique o pronto-ds.xml e o run-pronto.sh, para coisas de IP,... startup, aponte o browser para http://localhost:8080/pronto-agile e enjoy it!

Pronto!

11 comentários:

Carvalho disse...

Você me falou que só atende projetos e não a fábricas correto!??!

Claudio Cardozo disse...

uqem estiver interessado nas nuances para a aplicação rodar no Windows, sugerir aqui.

Claudio Cardozo disse...

Ian, aqui usamos nas fábricas, e temos tido bons resultados; acho que se adapta como uma luva. No quesito serviços, tipo atendimento, ainda não adaptamos um framework... mas para projetos, ajuda muito, simples e versátil.

Unknown disse...

Aqui também usamos fábrica e a ferramenta também se sido muito útil e produtiva. Faltam só alguns ajustes mas nada que o tempo não posso corrigir.

Unknown disse...

Claudio, será que você poderia escrever um post ensinando como se configura o Pronto no eclipse + Jboss. Eu estou tentando mas estou tendo algums problemas.

Robson Hellebrandt disse...

Instalei aqui no note, fácil fácil!

Abraços,

Valeu!

Unknown disse...

Instalar é fácil. O que estou tendo problemas é configurar o projeto no eclipse para desenvolver customizações.

rhpinotti disse...

Claudio, baixei o bundle pronto+jboss, verifique as configurações e rodei o script, a tela de login aparece no browser mas ao digitar o login e senha nada acontece (volta para a página de login).
Alguma sugestão?
Obrigado.

L'uan disse...

Boa tarde amigo, sou novo na utilização do Pronto e também não não sou expert em algumas tecnologias Java como Maven... Bom gostaria de saber se sabe de alguma maneiro de fazer com que o pronto seja usado para vários projetos?
Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deric Lima disse...

Olá amigo, sou novo na utilização do pronto e estou enfrentando dificuldades para fazer a conexão do pronto com o tomcat 6, eu fui ver o bundle que vc disponibilizou mais o link está fora do ar...tem algum outro link que vc possa disponibilizar ?