quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Kuki: distribuição Linux sob medida para netbooks Acer Aspire One, baseada no Ubuntu

Trecho da notícia do iG Tecnologia:

(…) Baseado no Ubuntu, o Kuki Linux 2.8 é um sistema leve, com uma seleção otimizada de aplicativos peso-pena. Entre eles, o navegador web Midori, o mensageiro instantâneo Pidgin, o cliente de e-mail Claws, o Deluge, para baixar arquivos por BitTorrent, e o calendário/organizador pessoal Orage. O ambiente de usuário escolhido, pelo seu baixo consumo de memória, foi o XFCE 4.6.1, com um tema personalizado. O XFCE é bastante modificável para ficar semelhante tanto ao Windows como ao Mac OS X. A idéia dos desenvolvedores é dar ao usuário o máximo de recursos, com o menor consumo possível de memória e poder de processamento.

O suporte ao hardware específico do Aspire One também recebeu atenção: itens como controle do ventilador para dissipação de calor, gerenciamento de energia, drivers de vídeo, do modem 3G e leitores de cartões de memória vem pré-configurados.

O Kuki Linux 2.8 pode ser baixado gratuitamente no site oficial, na forma de um arquivo ISO de 399 MB. O arquivo pode ser gravado em CD ou em um pendrive, e usado para instalação ou para uma sessão “Live CD”, que permite experimentar o sistema sem instalá-lo na máquina. Segundo os desenvolvedores, usuários novatos poderão encontrar suporte na forma de salas de bate-papo, fóruns de discussão e tutoriais em vídeo no site oficial. (via tecnologia.ig.com.br)

Nenhum comentário: