terça-feira, 13 de outubro de 2009

Browsers: uma breve história - Parte III

Macintosh e Windows

Como as especificações de design para páginas web, tornou-se mais preciso e as expectativas dos usuários cresceram, uma outra batalha na guerra dos navegadores web começou. Quanto mais detalhada era uma página web e mais rica a sua funcionalidade, maior era o fosso entre os navegadores. Como se isso não bastasse, existia também diferenças entre as plataformas. Como o Netscape trabalhava no Macintosh, era significativamente diferente de como ele funcionava no Windows. Houve diferenças entre si nos navegadores, mas também nos sistemas. Por exemplo, fontes tendiam a exibir menores em Macs, e maior no Windows (mesmo usando o mesmo browser). Cor tendiam a mostrar mais escura em um PC do que em um Mac. Determinados recursos disponíveis no IE 4.0 no PC talvez não estivesse disponível para usuários de Mac (Ainda que sempre o caminho).

Como podemos enfrentar essa guerra?

A guerra dos navegadores tem sido intensa e frustrante. Todo desenvolvedor web tem histórias de horror sobre a tentativa de tornar nos seus locais de trabalho, os principais navegadores. Nos primeiros dias as linhas de batalha foram divididas e bastante equilibradas. Isso tornou as coisas muito difíceis. O resultado foi que muitas vezes tivemos que desenvolver a um nível inferior, para manter os problemas do navegador para um mínimo. Hoje somos capazes de fazer mais.

O primeiro passo para lidar com questões de compatibilidade de navegadores, é definir claramente qual o navegador que um determinado site irá apoiar. Para nós, quando a utilização de um navegador cair abaixo de 3% já não se deve apoiá-lo ativamente. Isso não significa que um site não funciona em um navegador mais antigo. Significa apenas que não mais será feito testes com esse navegador e, se surgem problemas de exibição, não serão prontamente corrigidos.

Quando formamos nossos padrões baseados nos navegadores mais utilizados, e em 95-97% dos casos os nossos sites ficarão muito bem, isso não ajuda muito quando o nosso cliente ainda está usando um navegador obsoleto. Enquanto nós sempre incluiremos os nossos padrões de compatibilidade do navegador nas nossas propostas, também é uma idéia muito boa fazer uma prospecção de navegadores que eles usam (e talvez mais importante, que navegador usa seu chefe) antes de iniciar um projeto. Caso contrário, você estará enfrentando um problema real para o fim de um projeto quando o cliente chama dizendo que o site parece terrível em seu computador (não o tempo para começar a educá-los sobre questões de compatibilidade do navegador).

Apoio a navegadores mais antigos

Apoiar os navegadores mais utilizados e utilizando os meios mais eficientes de codificação faz sentido para projetos web. No entanto, a decisão de limitar o apoio ao navegador pode não fazer sentido para aquelas pessoas que ainda usam navegadores mais antigos (isto é particularmente problemático se o presidente possa ser uma dessas pessoas). É por isso que é extremamente importante comunicar e discutir as normas de compatibilidade do navegador com o seu cliente antes de iniciar um projeto. Também é uma boa idéia incluir normas de compatibilidade do navegador em qualquer proposta ou no contrato do projeto. E por favor, sempre fazer a pergunta "qual o browser que o presidente da empresa usa?", e talvez qual o navegador que a mãe dele usa também; vai que ele queira mostrar o que os "meninos" da empresa fizeram.

Manuseio com navegadores do futuro

Uma nota a respeito de navegadores do futuro. Podemos incluir o seguinte texto em nossos padrões técnicos "A Xpto não garante a compatibilidade com versões futuras dos vários navegadores. Se novos navegadores não exibem informações com precisão, correções podem ser feitas e, será cobrado homem-hora." Enquanto isto pode parecer óbvio (como você não pode apoiar um navegador que ainda não existe), é uma boa idéia deixar o cliente saber que as futuras versões do navegador pode agir de maneira diferente e teoricamente "quebrar" o site existente.

O que nos reserva o futuro?

Embora as questões de compatibilidade do navegador são de longe a parte mais frustrante no desenvolvimento web, as coisas melhoraram. A boa notícia é que a cada mês que passa, há menos navegadores mais antigos sendo usados. Para nosso grande alívio, a atual tendência dos navegadores é para a compatibilidade cross-browser e aderência aos padrões web já existentes. Esperemos que com menos pressão por novas versões de navegadores para oferecerem recursos novos e originais, os navegadores mais recentes se mantenham em conformidade com as normas existentes. Podemos sonhar, não podemos?

Nenhum comentário: