segunda-feira, 12 de julho de 2010

Em defesa dos forum e wiki

Nenhum processo de Qualidade e Gestão de Conhecimento é possivel sem o comprometimento dos escalões mais altos da organização; fato!

Na Oracle, o FAQ e forum são good will; faz parte do patrimônio e responde por 95% das dúvidas... olha que tremenda economia! JBoss, Eclipse, Java, todos tem wiki riquíssimos!

Sem margem para discussões, o meio mais eficiente de divulgação e busca de conhecimento técnicos hoje, são os forum e wiki's; fato! a partir do forum, geram-se documentos mais concisos, que vão para um engine mais eficiente, caso dos wiki's. Teremos algo mais sofisticado se pensarmos isso junto com CMS.

Já tive diversas experiências, muito bem sucedidas de compartilhamento de discussões e informações técnicas, incluindo clientes. Foi incrível a experiência de tempos atrás, retomar um assunto parado a 1,5 ano; não tive duvidas, tava lá! Imagina quão valiosa é a caixa de e-mails de dezenas de pessoas? Ao se desligar da empresa, normalmente se perdem ou não tem alta disponibilidade; em resumo, essas informações se perdem. Por que não usar um forum/wiki, no lugar da "praga" de e-mails? E-mail deve ter 3 pernas (send/receive/reply) e não dezenas de vai-e-volta; exceto raras exceções.

Muita coisa hoje no wiki, foram compiladas de forum; quantos buscaram informações lá?

Pra finalizar: gestão de conhecimento = preocupação com o futuro.
Se não tivessem incendiado a biblioteca de Alexandria, provavelmente, não estaríamos discutindo isso!

Em tecnologia/conhecimento, temos 3 opções: vanguarda (visão da arte), contemporânea/moderna (estado da arte) ou obsolescência/obsoleto (histórico). Ou tá na frente, no bolo, ou ficou pra trás!

3 comentários:

Rafael Ramos disse...

Que honra poder comentar um post sobre gestão do conhecimento logo no teu blog!

Por mais que a GC possa ser pensada independente da tecnologia, é muito melhor quando já sabemos quais tecnologias utilizar. E neste sentido, Wikis e foruns são as ferramentas do momento. Acho que a grande dificuldade dessas ferramentas é em relação à manutenção. Como criar regras para validação das informações nos Wikis? E em relação aos fóruns, quem modera? Existe custo definido para isso?

Uma dica: por que não colocar intranets e portais corporativos nessa lista aí?

Fernando disse...

Hoje em dia me assusta um pouco essa disponibilidade de informação. Ao mesmo tempo que a facilidade cria oportunidades enormes e pode encurtar muitos caminhos, corre-se o risco de quaquer coisa virar uma verdade e ai está o problema.

Outro dia um certo narrador de futebol virou ave em extinção e isso correu o mundo como uma grande verdade e apelo para preservação...

Está no controle e filtro dessa informação hoje o mesmo desafio que havia na organização da web, coisa que o Google vem conseguindo fazer há uns 10 anos.

Um caminho sem volta, mas um momento para se ter cautel ao considerar as "verdades".

Carvalhoi disse...

Eu prefiro contratar uma fofoqueira!
Nos manteremos informados e ainda daremos emprego a alguem!