sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Browsers: uma breve história - Parte I

Hoje quando cheguei ao trabalho, começamos algumas conversas sobre buscadores, e, falei que usei bastante o HotBot, que pra minha admiração, ainda existe (www.hotbot.com), e logo em seguida, lembramos do Altavista... e a conversa descambou pro browsers, ou navegadores. Lembro de ter participado do segundo ponto de internet no Pará, no Museu Emilio Goeldi, usando uma linha discada de 9600bps num US Robotics courrier... mas voltemos aos browsers, pois juntei algumas "escrivinhações", que vão abaixo. E vou contar essa história toda em partes.

Em 1989, Tim Berners-Lee, do CERN (o laboratório europeu para física de partículas) começou a desenvolver uma tecnologia para compartilhamento de informações usando documentos em texto hyperlink. Ele baseou sua nova linguagem na já bem estabelecida Standard Generalized Markup Language (SGML) - um padrão de intercâmbio de dados comerciais - e batizou-a de HyperText Markup Language (HTML). Ele também escreveu protocolos de comunicações para formar a espinha dorsal do seu novo sistema de informações em hipertexto, o qual denominou World Wide Web.

A Internet e a World Wide Web seguramente constarão em qualquer lista das mais importantes e profundas criações da humanidade. No passado, a maioria dos aplicativos de computador era executada em aplicaões stand-alone, ou seja, computadores que não estavam conectados uns aos outros. Hoje em dia, podem-se escrever aplicativos para se comunicar com as centenas de milhões de comutadores do mundo. A Internet mistura as tecnologias de computação e de comunicações. Isso facilita nosso trabalho. Torna acessível a informação instantaneamente e de modo coveniente, possibilitando que os indivíduos e as pequenas empresas sejam conhecidos em todo o mundo. A Internet está mudando a maneira de se fazer negócios. As pessoas podem pesquisar os melhores preços sobre qualquer produto e serviço. Comunidades com interesses em comum podem se manter em contato umas com as outras. Os pesquisadores podem conhecer instataneamente os últimos avanços ocorridos no mundo, podem ver fotos e imagens de Marte quase em tempo real.

O desenvolvimento Web nada seria se não fossem os navegadores. Claro que sem eles ainda estaríamos de volta aos dias do Lynx - alguém se lembra do antigo navegador somente modo texto? Navegadores têm feito da web o que ela é hoje, mas eles também têm feito o desenvolvimento de sites para a web um negócio extremamente complicado.

Voltemos, voltemos,... em 1993, Marc Andreessen (criador do Netscape) estava trabalhando no antecessor do Netscape "Mosaic". A Web já existia, mas a linguagem da web, HTML, ainda estava em sua infância. Durante esse tempo, o navegador Mosaic adicionou um novo recurso que levou à corrida dos sites de 1995-96: as imagens. O navegador Mosaic podia apresentar gráficos em uma página web. De repente, não-geeks começaram a se interessar pela web, o que começou tudo. Também deu o primeiro tiro em uma guerra de navegadores que tem continuado até hoje. De repente, os autores de páginas web tinham um problema. Agora que eles poderiam usar elementos gráficos como botões de navegação, como é que todos os usuários da web somente com o navegador de texto Lynx poderiam visualizar a página? Ou sobre aqueles usuários que usavam um modem 9600kbps para transmissão de imagens com o recurso de imagens desligado? Felizmente houve um elemento simples de resolver este problema: a tag "ALT". Se um autor da página web acrescentasse o texto "ALT" a uma imagem, o navegador de texto só iria mostrar o texto no lugar do gráfico. Claro que nem todos os autores de páginas web sabiam disso, ou mesmo se soubessem, se preocuparam em adicionar a tag "ALT".

Problemas de compatibilidade do navegador como este estava destinado a se tornar a maldição da existência de um desenvolvedor web.

Um comentário:

Rafael Ramos disse...

Gostei desse estilo de post ("breve história").

Já que você acompanhou a evolução da informática, o que acha de ampliar isso para:

- Computadores: uma breve história
- Servidores: uma breve história
- Linguagens de programação: uma breve história
- Metodologias: uma breve história

Haja trabalho!!!

E vê se atualiza logo essa bagaça aqui de novo!